A CORRIDA AO ÓLEO DE FRITAR, SE você não sabe alguns carros como o MERCEDES, na maioria dos modelos, já vem EQUIPADO com INJECTORES BOSH, São os melhores injectores para o efeito. Essa energia já é usada em muitos países da Europa, e Também na América, é claro que isso não interessa ao governo: A carga fiscal do óleo de fritar batatas, não é significativa, mesmo que comprássemos no hipermercado em estado cru, ainda ficaria a metade do preço do gasóleo. É claro que se juntarmos óleos queimados da batata frita , de casa e pedirmos ao restaurantes; pouparemos uma fortuna. A divulgação desse produto não interessa a maior parte dos governos, pois o Petróleo fomenta grandes negócios de Milhões, Guerras, e cria dependências, sem falar nos impostos. A verdade é que mais de 3000 Portugueses já usam o biodiesel, NÃO POLUI, NÃO ESTRAGA O MOTOR, E LUBRIFICA MAIS QUE O DIESEL: TAMBÉM REDUZ O RUÍDO E A VIBRAÇÃO DO CARRO, E NÃO AFECTA A INSPECÇÃO DO CARRO. Muitos carros já podem desde já utilizar entre 20 a 40 litros de óleo vegetal (OV) sem qualquer alteração, é claro que depende da bomba injectora e da tecnologia de fabrico do veiculo, SE voltarmos no tempo, o óleo era mais grosso, com a tecnologia e o aperfeiçoamento das máquinas e a evolução dos materiais, as máquinas e as bombas, tornaram- se mais leves, e o gasóleo também tornou-se mais fino. A situação é precisamente esta (INJECTORES), O KIT que vende em Portugal. Faz o aquecimento do gasóleo antes de entrar nos injectores, como uma resistência. ESSE KIT aplicado permite um aproveitamento de mais ou menos, dependendo do carro e dos injectores, ATÉ 90% e só CUSTA com a INSTALAÇÃO cerca de 500 EUROS. Para quem anda muito é uma pechincha. O óleo aquecido torna-se mais fino, e passa mais facilmente na bomba injectora. No VERÃO o calor ajuda a digestão e o aproveitamento pode atingir quase os 100%. OS Portugueses continuam cépticos, o que é bom para alguns de nós, pois quando acordarem. Vai ser uma corrida doida a pedirem os óleos aos restaurantes. E vamos todos contribuir para a SAÚDE DO PLANETA. ATENÇÃO; os nossos amigos espanhóis já estão a nossa frente, e andam pedindo aos nossos restaurantes e também comprando. PODEMOS DIZER QUE TEMOS UM SEMI_BIOCOMBUSTIVEL de FÁCIL acesso e ao alcance de todos. A FORMULA DO BIODIESEL... MATERIAIS... SEGURANÇA... ATENÇÃO. ISSO DO BIODIESEL, NÃO É NADA DO OUTRO MUNDO, NÓS É QUE DAMOS UMA GRANDE IMPORTÂNCIA. OS OUTROS PAÍSES JÁ ESTÃO A FRENTE Á MUITO TEMPO. VAMOS LÁ: MATERIAIS. ÓLEO DE FRITAR BATATAS, UMA PANELA GRANDE OU BIDÃO OU RECIPIENTE METÁLICO GRANDE, SODA CÁUSTICA, METANOL (VENDIDO EM LOJAS DE FERRAGENS) VINAGRE, FILTROS DE PANO QUE NÃO LARGUEM LINHAS. SEGURANÇA, MASCARA PARA AS NARINAS E ÓCULOS. SE QUISER USAR LUVAS, É MELHOR. 1ª FASE. POR CADA 10 LITROS DE ÓLEO DE FRITAR. DESPEJE O ÓLEO NUM RECIPIENTE METÁLICO. FERVA O ÓLEO ENTRE 40 A 45 º (GRAUS) NÃO ULTRAPASSE ESSAS TEMPERATURAS, COMPRE UMA RESISTÊNCIA DE IMERSÃO PARA AQUECER E MANTER A TEMPERATURA CONTROLADA, 2ª FASE. MISTURE NOUTRO RECIPIENTE 1 LITRO DE METANOL COM 25 GRAMAS DE SODA CAUSTICA, NÃO SE ESQUEÇA DAS LUVAS DOS ÓCULOS E DA MÁSCARA. CUIDADO, O METANOL É ALTAMENTE INFLAMÁVEL, E A SODA É ACIDA, PROVOCA REACÇÃO QUÍMICA IMEDIATA. ESTA MISTURA LIBERTA GASES NOCIVOS PARA A SAÚDE E AQUECE MUITO. A MISTURA DOS DOIS PRODUTOS INTENSIFICA TORNANDO-A CONSISTENTE, CASO ISSO ACONTEÇA É BOM TER UMA GARRAFA DE VINAGRE AO PÉ, NESSE CASO POR UM POUCO PARA DILUIR, ( O VINAGRE FUNCIONA UM POUCO COMO SOLVENTE ) MEXA BEM E DESPEJE O METANOL COM O ÁCIDO DENTRO DO ÓLEO. ESSA MISTURA FARÁ COM QUE AS IMPUREZAS FIQUEM NO FUNDO DO RECIPIENTE E O ÓLEO FERVENTE NO MÁXIMO 45º, FARÁ COM QUE O METANOL, A ÁGUA E O VINAGRE EVAPOREM. MEXA DURANTE UMA HORA PARA A MISTURA FICAR HOMOGÊNIA, PODE SER COM UM PAU OU UMA BARRA DE FERRO DESDE QUE NÃO SUJE OU SE DESFAÇA DENTRO DA MISTURA. A quem use aqueles misturadores de tinta aplicado no berbequim. outros vão ao ferro velho a procura de cubas misturadoras de gelados ou máquinas de lavar roupa com sistema de pás. APÓS, MEXER DURANTE UMA HORA DEIXAR REPOUSAR 10 A 12 HORAS, É PRECISO ESPAÇO, E SER UM LUGAR AREJADO. ATENÇÃO, SÃO MATERIAIS PERIGOSOS, E A RESISTÊNCIA É DE IMERSÃO, EM HIPÓTESE ALGUMA FAÇA ESSE TRABALHO PERTO DE CRIANÇAS. PASSADO O TEMPO TODA IMPUREZA ESTARÁ NO FUNDO E SERÁ 10 A 12% DA MISTURA. SE QUISER PODE FAZER SABÃO COM ELA. OUTRA COISA: NUNCA TAPE O RECIPIENTE A FERVER E NEM ENQUANTO ESTIVER QUENTE, SÓ DEPOIS DE FRIO. QUANTO AOS FILTROS DE PANO.( ROUPAS VELHAS, CALÇAS GANGAS ) HÁ QUEM USE ANTES DE DEITAR O ÓLEO NO BARRIL OU RECIPIENTE; MAS NÃO É PRECISO, UMA VEZ QUE A MISTURA E COM O PROCESSO AS IMPUREZAS FICAM TODAS DE BAIXO. O PROCESSO DO FILTRO DE PANO SÓ É BOM PARA AQUELE QUE FILTRA O ÓLEO USADO, E SEM MAIS QUALQUER TRABALHO PÕE DIRECTAMENTE NO TANQUE. ACONSELHO SE PUDEREM E TIVEREM ESPAÇO E CONDIÇÕES , A FAZEREM DE 100 LITROS PARA CIMA , POIS O TRABALHO É O MESMO E RENDE MAIS. VÃO PEDINDO ÓLEOS USADOS E JUNTANDO. A FORMULA É SEMPRE A MESMA BASTA MULTIPLICAR, OU POR 10 OU 100 OU 1000. BOA SORTE E NÃO SE ESQUEÇAM DE SE INFORMAREM SOBRE OS INJECTORES.
PS. consultem, falem com pessoas, pesquisem antes de fazer o aproveitamento do óleo de fritar; e lembrem-se cuidado com as crianças!
PS. consultem, falem com pessoas, pesquisem antes de fazer o aproveitamento do óleo de fritar; e lembrem-se cuidado com as crianças!
Bio-diesel Harley Davison Fatboy
BIODIESEL
De um modo geral, biodiesel foi definido pela "National Biodiesel Board" dos Estados Unidos como o derivado mono-alquil éster de ácidos graxos de cadeia longa, proveniente de fontes renováveis como óleos vegetais ou gordura animal, cuja utilização está associada à substituição de combustíveis fósseis em motores de ignição por compressão (motores do ciclo Diesel) 18. Enquanto produto, pode-se dizer que o biodiesel tem as seguintes características: (a) é virtualmente livre de enxofre e aromáticos; (b) tem alto número de cetano, (c) possui teor médio de oxigénio em torno de 11%; (d) possui maior viscosidade e maior ponto de fulgor que o diesel convencional; (e) possui nicho de mercado específico, directamente associado a actividades agrícolas; (f) no caso do biodiesel de óleo de fritura, se caracteriza por um grande apelo ambiental; e, finalmente, (g) tem preço de mercado relativamente superior ao diesel comercial19. Entretanto, se o processo de recuperação e aproveitamento dos subprodutos (glicerina e catalisador) for optimizado, a produção de biodiesel pode ser obtida a um custo competitivo com o preço comercial do óleo diesel, ou seja, aquele verificado nas bombas dos postos de abastecimento. Por outro lado, enquanto combustível, o biodiesel necessita de algumas características técnicas que podem ser consideradas imprescindíveis: a reação de transesterificação deve ser completa, acarretando ausência total de ácidos graxos remanescentes e o biocombustível deve ser de alta pureza, não contendo senão traços de glicerina, de catalisador residual ou de álcool excedente da reação. A Tabela 4 apresenta algumas características complementares usualmente atribuídas ao biodiesel, em comparação com o diesel convencional.